4 de novembro de 2011

A polêmica da sombra iluminadora

Olá queridas (e queridos, que eu sou democrática!)!


    Hoje vou falar sobre um ponto muito delicado na maquiagem, a tal da sombra iluminadora. Sim, aquela coisa bem clarinha que a gente passa logo abaixo do arco da sobrancelha para realçar o ossinho da cavidade ocular e levantar o olhar. E porque que uma coisa tão simples haveria de ser delicada ou polêmica??? Oras, é exatamente nas coisas aparentemente mais simples que residem as maiores polêmicas de qualquer assunto!
     A sombra é aplicada mais ou menos nessa área marcada de amarelo:



    Muito bem, o meu drama é o seguinte; não canso de ver por aí mulheres com uma coisa branca e muuuito cintilante (branca mesmo) onde deveria estar a sombra iluminadora. Gente, eu queria fazer uma caridade e chamar todas elas pra falar uma coisa muito simples: "usa um tom de sombra creme, fofa!!!!" Principalmente de dia, né.. sim, já vi isso de dia também.
  
    "Mas e porque essa bronca toda, Samantha??? É errado usar sombra branca como iluminadora? Mas eu já vi tanta gente ensinando a usar sombra branca como iluminadora!" Não estou criticando o trabalho de ninguém aqui, gente, por favor! Certo e errado é uma coisa muito relativa, especialmente em maquiagem, pois cada rosto pede determinados tipos de produtos e cores. Finalmente, sim, a sombra branca também pode ser usada como iluminadora. PORÉM, usar a sombra branca em qualquer make é uma coisa com alta probabilidade de erro! "Como assiiiim?" Bem, há uma série de situações em que a sombra branca não fica legal. É muito frequente que acabe se tornando a coisa mais chamativa do make, que pode estar super lindo e bem feitinho, mas você só consegue olhar pra sombra branca hipnotizante...

    O que acontece é  que a tal sombra branca como iluminadora só fica bem em determinados tipos de maquiagens mais elaboradas, e no dia a dia só fica bem em quem tem a pele muuuito clarinha mesmo, e olhe lá. Ela é muito contrastante e rouba a atenção, pois além do branco do olho e dos dentes, nada em você é branco, né? Aí a gente não consegue enxergar as outras sutilezas da maquiagem que deveriam realçar o rosto da pessoa. Exemplo: sou morena, fiz um olho marrom esfumado e usei branco cintilante abaixo da sobrancelha. Gente, tem a ver isso??? Ninguém nem vê o marrom, só a tarja branca! Com uma sombrinha creme ficaria de rica!!

    A minha dica é a seguinte: prefira tons mais parecidos com tons de pele (tem muitos nomes pra cores amigas da pele: areia, bege, creme, baunilha....), e até três tons mais claros que a cor da sua pele. De dia use um iluminador sem brilho ou apenas com um leve brilhinho acetinado. Guarde as sombras com muitos pontos de brilho, aquelas que você realmente vê os pontinhos brilhando,  para usar só a noite. Seu olhar já vai mudar muito e você vai realçar os olhos e as sobrancelhas sem anunciar que estava querendo fazer isso! Uma coisa muito importante na maquiagem é não anunciar nada! Ninguém precisa perguntar que cor de blush você está usando, mas se elogiar que você tá com uma aparência saudável tá valendo! O mesmo se aplica as sobrancelhas. A idéia é que, se for pra você eventualmente ouvir algo, que seja: "que bonita sua sobrancelha", ou "que legal sua maquiagem, realçou bem o formato do seu olho"... e não "que sombra branca é essa que você usou???"

   Minhas sugestões: 
  • Sombra em pó solto da Contém 1g na cor "areia acetinado". Minha queridinha! É a que ´foi usada na foto do início da postagem.  Dá certo na maioria dos tons de pele e você pode usar de dia com um make neutro suave ou a noite com uma maquiagem mais forte. 

  • Se você gosta sem brilho, o que é muito bom se seu ambiente de trabalho é formal, a cor "sweet cream" da Mary Kay é ótima. Mas nesse caso, se você for negra de pele bem escura,  prefira a cor "silky caramel". Ah, as sombras da Mary Kay são minerais.
Sweet cream                  Silky caramel


  Sempre que tiverem a oportunidade testem as cores em vocês antes de comprar!

  Gente, sei que a primeira vista parece estranho e dá a sensação que vai ficar da cor da pele, mas não fica!
  Façam um teste experimentando em alguma loja que tenha demonstradores. É um detalhezinho simples que faz a maior diferença!

Captaram? Simples, né?
Depois me contem se deu certo com vocês!

Gostou dessa dica? Comente!

Beijos
Samantha


5 comentários:

  1. Oie Samantha, muhler eu ri muito com você rsrs''''
    Você fica recoltada com essa mulherada que se acha 'a linda' com a tarja branca abaixo das sobrancelhas kkkkkkkk
    Mas é o fim da picada né? também não curto não...
    Pra falar a verdade eu fiz uma vez com uma sombra azul iluminadora da Mary Kay, mas foi uma make azul marinho pra noite porém mesmo assim não ficou tão bom rsrs'''''
    Eu tenho essa Sweet cream da Mary Kay, na maioria das vezes só uso ela rsrs''' é tiro certo.
    Desdo seu primeiro Tuto lá no Blog da Thati que eu fiquei louca pra comprar essa iluminadora da Contem 1g, tem aqui no shopping mas eu não tenho tempo :( mas em breve vou ter uma hehe e vou exibi-la pra todo mundo e dizer que foi indicação sua rs'

    Bjaum Flor, tenha um ótimo final de semana ;)
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sa eu dinovo!
    Eu cadastrei pra te seguir mas não está aparecendo minha fotinho :( por que será?
    Ah outra coisa, você tem Facebook? se tiver me passa?

    Bjaum mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. Oi linda! Amei o make preto! Nem me fale, eu também veja cada uma nas ruas, eu amei as dicas!
    não tô conseguindo te seguir, a caixinha não aparece!
    Tem sorteio lá no blog!
    Beijos
    Maih Ferreira
    @maihferreira
    http://ithecloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Samantha! Adorei sua viista lá no blog, obrigada! Seu blog é lindo, as makes tb! Estarei aqui te visitando sempre que possível.
    Adorei o post, super me identifiquei, tb acho péssimo aquelas makes lindas, com aquele branco em baixo das sobrancelhas kkkkkkkkkkk fica feiozo mesmo.
    Eu costumo usar uma sombra creme com brilhinhos discritos da paleta de 120 cores de sombras, adorooo!

    Beeijos =*
    http://nathdefreitas.blogspot.com
    (Blog Momentos de Beleza)

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!! Ameiiii porque eu sempre vejo estas aberrações nas ruas!!!

    Recomendo também o iluminador compacto da Contém 1g e o cremoso da Mary Kay. Use sempre e não tem erro.

    Beijos,

    Babi

    www.cantinho-de-ser-feliz.blogspot.com

    ResponderExcluir